Atividades

ATIVIDADES ECOSSISTÊMICAS

Preservação de Áreas Verdes Nativas

A Zaeli assume a preservação de uma área verde de 46.540m² dentro do empreendimento que preserva uma área total de 46.546.000 m2 que está localizado ao lado do Parque Nacional da Ilha Grande/PR.

A área além de ser habitat de muitos animais silvestres já em extinção como o cervo-do-pantanal e onça pintada, ainda presta diversos outros serviços ecossistêmicos como sequestro de carbono, filtragem e retirada de poluentes da água e manutenção de paisagens com beleza cênica rara e inspiradora.

Esta área preservada está compreendida dentro da zona de amortecimento do Parque Nacional da Ilha Grande, o que comprova sua extrema relevância ecológica. Fica localizada na Bacia do Paraná, sobre o Aquífero Guarani, na Reserva da Biosfera da Mata Atlântico no Mato Grosso do Sul e em uma região que tem cerca de 1% da vegetação natural remanescente.

Plano YPÊ (46.540 m²)

Lote 80: S -23º22'32.64429" W -53º54'33.90264"


Com esta preservação a Zaeli vai de encontro com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030 da Onu, os quais prezam pela qualidade entre a relação dos seres humanos com todos os ecossistemas presente no planeta Terra que nos acolhe de forma tão sublime e harmoniosa.

5 Módulos de preservação preservados e nomeados pela parceria do Grupo – Greenfarm CO2Free

VEJAM AS NOSSAS ATIVIDADES ECO

VIVEIRO DE MUDAS E PLANTIO DE ÁRVORES

Contribuímos para o funcionamento de viveiro com capacidade de 300.000 mudas de espécies nativas e frutíferas. Sua produção anual é de 1.600.000 mudas. Conta com programa de coleta, identificação e seleção executado por especialistas e técnicos, garantindo a formação de um importante BANCO DE GERMOPLASMA (que identifica os indivíduos de melhor desenvolvimento e multiplica esta genética das diversas espécies). 

Parte das mudas produzidas será disponibilizada para as famílias de assentados pelo INCRA na região (cerca de 3.500 famílias), com acompanhamento sócio-educativo custeado pela GreenFarm CO2 Free. O viveiro facilita também a recomposição das reservas legais das fazendas da região, que conforme levantamento publicado estão com apenas 1% dos 20% de reserva legal exigidos por lei.

NEUTRALIZAÇÃO DE CARBONO

A Zaeli inventaria suas emissões de CO2 e tem um plano de mitigação para reduzir ao máximo suas emissões de CO2 de sua operação, sendo que o remanescente (26.000 Ton) é neutralizado através da parceria do Grupo – CO2Free, através do plantio de árvores e da preservação de áreas verdes que geram o sequestro de CO2 através da fotossíntese realizadas pelas folhas das árvores, retendo o carbono em seu tronco e raízes e liberando o Oxigênio, auxiliando assim na redução das mudanças climáticas globais.    

SOLTURA DE PEIXES

Contribuímos para um programa voltado para o aumento de peixes nos rios Paraná e Amambai, com utilização de matrizes nativas da bacia do Paraná (Pacu e Piauvuçú). Cerca de 1.000.000 de peixes foram soltos em 2010. 

A capacidade anual de criação e soltura da Greenfarm é de 1.200.000 peixes, com índice de sobrevivência altíssimo observado, devido ao tamanho dos peixes soltos e especialmente dos cuidados com o bombeamento e troca das águas, diretamente do rio Amambaí (afluente do Paraná), garantindo o PH, turbidez, temperatura, materiais orgânicos e demais características da água

COMPLEXO CCAS

CRIATÓRIO CONSERVACIONISTA DE ANIMAIS SILVESTRES:

Contribuimos com a manutenção de um Criadouro Conservacionista de Animais Silvestres que visa a recepção, tratamento e a soltura de diversos animais silvestres. Conta com: Viveiro central de 250m2 com 7,5m de altura, destinado ao aprendizado de vôo de filhotes nascido no criadouro e para reabilitação das aves adultas recebidas por apreensão de trafico de animais e que sofreram maus tratos. Dois prédios principais com 2.000m2 de área construída, com 21 divisões, utilizadas para a criação de reprodução de espécies em risco de extinção e para a manutenção de espécies impossibilitadas de serem reintroduzidas na natureza.

Entre elas a onça pintada, a onça parda, a jaguatirica, macacos, paca e aves, como mutum de penacho, gaviões, araras e papagaios, que serão reintegrados na natureza. Prédio com 100m2 em cinco divisões, distantes 500m dos demais.

Para quarentena de animais recebidos. 5.000m2 de área de habitat para jacarés, com reservatório natural de água, faixa de areia e vegetação próprios para criação, recriação e reintrodução na natureza dos animais adultos. Área de bosque isolada e especialmente escolhida para reprodução de harpias (a maior espécie de ave de rapina das Américas), ameaçada de extinção. Laboratório e ambulatório equipados para análises e pequenas intervenções.

Para a perfeita organização deste complexo, funciona um centro administrativo exclusivo, dirigido por veterinário e equipe.

VISITAÇÃO COM ENFOQUE SOCIOEDUCATIVO

Green Farm CO2Free recebe todos os anos a visita de aproximadamente 4.000 estudantes e professores das mais variadas instituições de ensino do país, para realização de aulas práticas in loco, a fim de obter todas as informações necessárias a respeito do funcionamento de todas as atividades realizadas, como o bioma local e sua extrema relevância.

Todas essas atividades são relatadas e vão de encontro a todos os 17 ODS da ONU, podendo ser visto em nossos Relatórios de Responsabilidade Sócio Ambiental

Copyright 2012 - 2020 GreenFarm e Zaeli | Todos os direitos Reservados |